Beco Antônio Pimenta
Caminho estreito antigo que interliga a Praça da Matriz à rua que dá acesso a estrada que segue para a sede de Itabirito.
Possui resquícios de calçamento pétreo no piso, e muros de pedra ladeados, mas também apresenta trechos com calçamento e muros novos. Este beco merece atenção no sentido de não permitir a sua descaracterização por alguns moradores locais.
Interliga a Praça da Matriz à rua das Pimentas, (principal acesso ao Centro de São Gonçalo do Bação). Apresenta forte angulação no seu percurso que não permite avistá-lo na sua totalidade. Balizado por muros de pedra seca que delimitam os quintais, tem seu entorno emoldurado por exuberante vegetação com destaque para jabuticabeiras centenárias. Há remanescente do revestimento original em blocos de pedra na área de cota mais alta perto do acesso a Praça da Matriz ou Praça Padre Bernardo Firmino. Possivelmente teria sido revestido apenas neste trecho. Tem 132 metros de extensão. Possui vários nomes além de Beco Antônio Pimenta, dentre eles: Beco das Virgens e Beco do Doca.
Narrativa
No carnaval, alguns homens saíam vestidos de virgens desfilando neste beco, dando nome ao antigo caminho, segundo Sr. Jaber Damasceno, 79 anos, morador de São Gonçalo do Bação.
Segundo a Sra. Divina do Espírito Santo, 94 anos, havia um rancho ou pousada de tropeiros constituído por muros de pedras no século XIX, situado onde fica o terreno de esquina do largo da matriz com o Beco Antônio Pimenta.
Obs: é possível identificar alicerces remanescentes no local.
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
Parte dos muros de pedra estão se arruinando devido ao crescimento de alguns galhos das árvores que crescem sobre eles. Parte foi retirada e vem sendo substituída por tijolos de concreto. A falta de conservação muitas vezes devido à falta de mão de obra ou mesmo material, vem colocando estes muros sujeitos ao desaparecimento. A drenagem natural de águas pluviais está comprometendo o remanescente do piso em pedra. Mas também o fluxo de veículos e o parcelamento dos terrenos que o ladeiam são uma ameaça à integridade dos muros. Ressalta-se que a vegetação é parte importante e indissociável do conjunto urbanístico.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo e Hudson Faria