Dicas sobre a região

Dicas sobre a região

Como toda localidade no mundo, São Gonçalo do Bação tem algumas peculiaridades que precisam ser observadas. São dicas simples que tornam a visita mais agradável e mais segura.

Traga dinheiro vivo

Muitos estabelecimentos e produtores locais não aceitam cartão de crédito. Para experimentar cada pedacinho e poder levar lembranças da viagem e presentes, ter dinheiro vivo pode fazer toda a diferença. Se não trouxer, não se preocupe: muitos estabelecimentos dispõem da tecnologia e não há motivos para apertos;

Desligue o som alto!

São Gonçalo do Bação é um lugar onde a lida começa cedo e onde o sossego abraça famílias inteiras, idosos e crianças. Respeitar o descanso das pessoas e a tranquilidade que buscam no vilarejo vai fazer sua visita mais agradável para todos;

Deixe apenas pegadas

Quando visitar as belezas que São Gonçalo do Bação tem para oferecer, cuide para não deixar lixo nem depredar o lugar. Não maltrate animais ou plantas. Nosso patrimônio cultural e natural merecem cuidado e respeito.

Fique seguro

Ao visitar trilhas e cachoeiras, tenha cuidado! Não arrisque-se em trilhas fechadas ou desconhecidas. É possível encontrar animais peçonhentos e plantas venenosas, ou ainda, ficar perdido, sem saber voltar.

Nas cachoeiras, todo o cuidado é pouco – especialmente se há consumo de álcool (o que não se recomenda). Tenha atenção redobrada para pedras escorregadias e também durante os saltos (que são desencorajados). Aprecie um bom banho de cachoeira, sem excessos e sem correr riscos desnecessários.

Atenção ao volante

O acesso a São Gonçalo do Bação pode ser feito por duas vias, a partir de Itabirito. Uma delas, embora asfaltada, é sinuosa e movimentada, a estrada mais usada por turistas, moradores e carros de serviço. É imprescindível ter atenção total, uma vez que também é possível encontrar animais na pista, piso em condições de risco (lama, água empoçada) e neblina.

A outra estrada, além de todos os riscos já mencionado, é de terra. O cascalho, a poeira, a lama constante podem representar um risco ainda maior. Viaje com segurança, sem abusar da velocidade e tenha em mente que não é apenas a sua vida que pode correr risco. Um acidente de carro transforma a vida de todos, vítimas, família, amigos.