História

História

Localizado a 16 km da cidade, São Gonçalo do Bação está situado no alto de uma colina, tendo ao norte o Pico de Itabirito. O arraial surgiu no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, e posteriormente passou a ser roteiro de tropeiros que viajavam de Vila Rica para outros lugarejos. O distrito eterniza e preserva sua história, cultura e tradições por meio de encenações do Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação. Além das cachoeiras, bicas, casarios, a Igreja Matriz e a capela do Rosário compõem a bela paisagem do distrito.
São Gonçalo do Bação em 1830 tinha aproximadamente 14 estabelecimentos comercias segundo o Almanaque Administrativo Industrial Cientifico e Literário de Ouro Preto. Com a mudança do eixo da mineração do our9 para o minério de ferro, que era extraído e beneficiado em ltabirito, o distrito sofre significativo declínio em suas atividades e população.
Na década de l970 atrai o interesse como área de veraneio ( fins-de-semana).Seguindo até os dias de hoje de forma crescente transformando significativamente a realidade. Como especulação imobiliária, mudança na dinâmica econômica, redimensionamento do espaço urbano, interação cultural e descaracterização do patrimônio histórico.
Os chafarizes são reminiscentes do processo histórico, além de bem comunitário e um forte atrativo turístico.