Fonte Grande
Trata-se de um importante sitio histórico e arqueológico de São Gonçalo do Bação. Local de uma antiga fonte, provavelmente a primeira, onde as pessoas buscavam água, lavavam roupas e se banhavam. Hoje o local está parcialmente destruído, pedras que forravam e constituíam o local foram possivelmente retiradas e a vegetação não permite uma boa visualização da fonte e das suas estruturas componentes.
Local onde as mulheres utilizavam para lavar as roupas. Por informação oral, sabe-se que havia uma bica e grande área de piso em pedra. É trecho do curso d´água. Atualmente está encoberta pela vegetação, as estruturas foram encobertas por terra provenientes das enxurradas e assoreamento. Não é possível mais reconhecer o local das lavadeiras. Foi construída, bem próximo, uma estação do serviço de abastecimento do município.
Narrativa
Segundo a Sra Lia, 99 anos, moradora de São Gonçalo do Bação, a Fonte Grande era usada para buscar água antigamente. As moças também iam lavar roupas no local e conversar.
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
O local parece ter sofrido retirada de peças originais de cantaria da fonte e do tanque. A limpeza do local não pode ser feita sem um planejamento cuidadoso, pois a vegetação parece manter as rochas e estruturas remanescentes. Este sítio merece uma documentação mais detalhada, mas para tanto, vai exigir um projeto específico que envolva profissionais de arqueologia, conservação, arquitetura e topografia.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito (Beco da Fonte Grande- Código EAU 07 22).
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Bibliografia
DAMASCENO, Thiago Luiz M. “Chafarizes de São Gonçalo do Bação”. Monografia apresentada no Centro de Educação Tecnológica /CET - Itabirito, 2004. |
---|
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo