Chafariz da Rua Dr. Sena
Chafariz realizado pelo artista plástico José Vitor. Confeccionado com tijolinhos e argamassa. Visava abastecimento e distribuição de água em São Gonçalo do Bação no início do século XX, antes da fase de canalização de água em todas as residências. Atualmente, este chafariz, defronte à belíssima casa de José Vitor, faz parte de um importante conjunto artístico e arquitetônico de Itabirito na rua Dr. Sena. Reparar em parte do muro confeccionado com o mesmo material. Possui desenho mais simplificado aos chafarizes da rua do Cruzeiro e da rua do Arraial (Areal). Assentado no passeio público, defronte à ruína da Casa de José Vitor, é composta por base (piso) e parede em alvenaria de tijolos revestido de argamassa lisa. A parede tem acabamento superior em forma de um arco ogival, mantém o ponto onde instalava-se a torneira. Possui 1,15 metros de altura. A base está alteada 5 cm em relação ao passeio, que não recebe acabamento.
Narrativa
O Sr. Jaber Damasceno, 79 anos, morador da rua Dr. Sena informou que no chafariz teria uma estrela e lua inscritos na argamassa perto da torneira, que descamou com o tempo.
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
Sem serviços de conservação e uso, apresenta processo de degradação pela ação de intempéries. As áreas de topo com escurecimento por ação de líquens; pintura totalmente comprometida. Encontra-se ameaçado pela situação de abandono. Tem a base enterrada pelo aterro executado para nivelamento da rua. Danificado, indicando partes faltantes, no caso, o tanque e a torneira. Sugere-se um programa de revitalização dos conjuntos dos chafarizes.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Não consta na lista de Bens tombados e Inventariados da Prefeitura de Itabirito e outros.
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo.