Endereço
Beco do Rosalino (Largo da Matriz)

Entrada franca
Beco Rosalino

Beco Rosalino

Antigo beco ladeado por muros de alvenaria de Pedra que conecta a Praça da Matriz com a antiga rua Volta da Lagoa (rua Padre Antônio Cândido). Possivelmente, teria tido também calçamento de pedras no passado.

Nasce na Praça da Matriz ou Praça Padre Bernardo Firmino onde uma bifurcação a oeste interliga a rua Padre Antônio Cândido. Conserva ainda longa extensão de muro em pedra seca que delimita os quintais. O piso é composto por terreno natural com praticamente nenhuma declividade, possuindo 190,00 metros de extensão.

Narrativa

“Rosalino era um homem muito bom, morador do local e amigo de todos”, segundo dona Lia, moradora de São Gonçalo Bação, 99 anos. 

Segundo a Sra. Divina do Espírito Santo, 94 anos, o Sr. Rosalino tinha Hanseníase (doença também conhecida como “lepra”) e, por isto, o pai dela, o Sr. Benjamim Pimenta, que tinha uma mercearia, ajudava muito o sr. Rosalino, doando mantimentos e remédios. Por não ter esposa nem filhos, quando faleceu, Rosalino teria deixado o terreno em que morava para o Sr. Benjamim.   

Avaliação do estado de conservação/data/sugestões

Perdas de trechos dos muros; falta de conservação por dificuldade na mão de obra e reposição do material. Sugere-se um Programa de Revitalização e Valorização dos Becos de São Gonçalo do Bação.

Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais

Consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito (Código:EAU 07 20).

Observações

-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.

Responsáveis pelo preenchimento

Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *