Beco Antônio de Paula
Caminho antigo que interliga a Praça da Matriz à rua Areal, chegando no cruzeiro e no chafariz feito por José Vitor nessa localidade.
Delineado por muros de pedra seca, que delimitam os quintais das residências. O piso mostra vestígios do revestimento antigo em blocos de pedras irregulares. Pequeno trecho, próximo a Praça da Matriz, recebeu revestimento em bloquetes de concreto. De grande beleza cênica, agradável ambiência pela suave declividade e sombreamento das árvores de grande porte dos quintais, surpreende na chegada às suas extremidades. Tem 190,00 metros de extensão
Narrativa
Este beco liga a praça da Matriz até o caminho para a Capela Nossa Senhora do Rosário, passando pelo Cruzeiro do Areal e o chafariz – um dos feitos pelo José Vitor.
(Depoimento da Sra. Lia, 99 anos, moradora de São Gonçalo do Bação).
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
Parte dos muros de pedra estão se arruinando devido a galhos de árvores que crescem sobre eles. Parte foi retirada e vem sendo substituída por tijolos de concreto. A falta de conservação, muitas vezes devido à falta de mão de obra ou mesmo material, vem colocando estes muros sujeitos ao desaparecimento. Sugere-se um programa de Revitalização e Valorização dos Becos de São Gonçalo do Bação.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo