Chafariz da Rua Areal
Chafariz confeccionado pelo artista plástico José Vitor, utilizando tijolinhos, pedras e argamassa em sua construção. Faz parte do conjunto de chafarizes feitos em Bação na ocasião de projeto de distribuição de água no início do século XX por iniciativa do prefeito Costa Sena. Situado rente ao muro de pedras da antiga “casa dos fogueteiros”. É composto por bacia de projeção retangular e parede, onde sai a torneira, com arremate de topo de forma curvilínea.
Adota partido diferenciado dos demais construídos por José Vitor, sendo o único com a solução plástica nele encontrada.
Do outro lado da rua, próximo ao Cruzeiro do /areal, há outro chafariz de José Vitor.
Narrativa
“A Rua Areal antigamente era chamada Arraial… de tanto falar Arraial, acabou virou ficando Areal…Mas é esta a origem do lugar. O Chafariz de lá também é e obra de arte do José Vitor!”
Sra. Divina, 94 anos, moradora do Solar Moura Lima
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
Encontra-se em processo de arruinamento por abandono, assim como a Casa do Fogueteiro, que foi edificada adotando o sistema construtivo tradicional de estrutura autônoma de madeira e vedações em pau a pique e adobe. Também encontra-se em ruínas, conservando, inclusive, mobiliário original sob os fragmentos da estrutura de cobertura e alvenarias arruinadas. Partes quebradas com invasão de plantas e infiltração de água. Observa-se através de pequena área junto ao chafariz elementos pétreos remanescentes na área de entorno próximo, forte indicativo que havia um piso em pedras irregulares ao redor do chafariz, Sugere-se um programa de revitalização dos conjuntos dos chafarizes.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Não consta na lista de Bens tombados e Inventariados da Prefeitura de Itabirito e outros.
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Bibliografia
DAMASCENO, Thiago Luiz M. “Chafarizes de São Gonçalo do Bação”. Monografia apresentada no Centro de Educação Tecnológica /CET - Itabirito, 2004. |
---|
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo