Sede do Grupo de Teatro
O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação é uma entidade sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública pela Lei Municipal n. 2215 e Estadual n. 14.863. Criado em 1997 pelo ator e cirurgião dentista Mauro Antônio de Souza, conhecido como Mauro Ghoña, realiza trabalho na área cultural e social, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, resgatando valores ambientais, culturais e sociais, focalizando fatos da história dessa comunidade e região. (Extraído da obra: A Saga Baçônica. SOUZA, M. A. 2014:126)
SEDE GRUPO DE TEATRO
Construção contemporânea elevada com tijolos de cimento, sem revestimento assenta-se em ponto alto da extremidade do distrito. Possui partido retangular com grande salão na parte anterior e varanda aberta na parte posterior por onde acessa-se os sanitários e pequena área de tanque sobre a estrutura das caixas d’água. O terreno é delimitado por cercamento em mourões e arames. A área livre é despojada de espécies vegetais. A fachada principal tem como arremate da cobertura em platibanda simples com perfil ondulado. O telhado é de peças de amianto, onduladas sem forro interno. As esquadrias são metálicas, janelas tipo basculantes. O piso é revestido de lajotas vitrificadas.
Narrativa
“Aqui é um lugar de criação, de conhecimento e de reuniões. Lá fora tem feiras e festivais. Aqui é um ponto de encontro da cultura e da arte de São Gonçalo do Bação”, comenta Mauro Antônio de Souza, morador de São Gonçalo do Bação e diretor do grupo de teatro. “Muitas ideias e sonhos.”
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
O local merece um novo telhado com telhas cerâmicas e reforma.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Não consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito.
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Bibliografia
SOUZA, Mauro Antônio de . A Saga Baçônica. Itabirito: FUMARC, 2014. | ||
---|---|---|
BAETA, Alenice Aredes e Bação - Teatro comunitário valorizando memórias nas Minas Gerais- Racismo Ambiental, dia 25/07/2019 | Link desta referência | |
Dissertação de Mestrado na UFERJ de Ramom Santana de Aguiar – Memória e espaço: o Teatro Comunitário de São Gonçalo do Bação - 2006 | Link desta referência | |
ABRACE - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas-UNIRIO 2006-Rio de Janeiro, Brasil | ||
Monografia na Universidade do Sul de Santa Catarina de Mario Cesar Coelho Gomes- Banco de Dados de Teatro em Comunidades: Garimpando o Teatro de São Gonçalo do Bação – 2008 | Link desta referência | |
Aguiar, R. 2008. Espaço e memória: a construção de um espaço mnemônico na história do espetáculo. In:Espaço e teatro, Org. Evelyn Lima. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, pp: 213-228 | ||
Aguiar, R. 2008. “A atualidade de São Gonçalo do Bação: Entre a memória, o esquecimento e o teatro”. In: Cadernos de pesquisa do cdhis– ufo 38: 113-122 | ||
La investigación en prácticas de Teatro y Comunidad: perspectivas desde Portugal y Brasil - Isabel Bezelga, Hugo Cruz y Ramon Aguiar | ||
Aguiar, R. 2010. Teatro, espaço e transversalidade – Uma aproximação pedagógica. In: Mal-Estar e Sociedade, P. 75, ano III, nº 4, junho de 2010. UEMG-Barbacena |
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo, Hudson Faria e Pedro Loredo