Beco Joaquim Simões Carvalho
Antigo beco, contudo descaracterizado por obras de muros recentes nos terrenos vizinhos, outrora de alvenaria de pedra como indicado em trecho remanescente.
Este beco, o de menor percurso, interliga duas importantes ruas do Centro Histórico do Bação. Remanesce pequena área do muro em pedra seca que, na rua Nova, é contígua a um muro em adobe. O piso mantém-se em terra batida e o sombreamento é generosamente dado pelas árvores, na maioria frutíferas, que são ainda mantidas nos quintais adjacentes, sendo um deles correspondente a área externa de um restaurante.
Narrativa
“Joaquim Simões foi meu avô e fico feliz por este beco ter resistido ao tempo…”
Sr. Mauro A. de Souza, morador de São Gonçalo do Bação
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
As partes faltantes do muro em pedra foram complementadas por blocos de concreto. A noite não apresenta uma situação de segurança por falta de iluminação pública.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Consta na lista de Bens Inventariados da Prefeitura de Itabirito
Observações
-Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo e Hudson Faria