Chafariz Volta da Lagoa
Encontra-se para dentro da cerca onde fica o terreno e a moradia da Sra. Lia, a pessoa mais idosa de Bação. O chafariz também foi confeccionado pelo artista plástico José Vitor que utilizou tijolinhos e argamassa em sua obra. Remanesce uma parede de pequenas dimensões, em tijolos maciços assentados de forma esmerada, com sinais de revestimento em argamassa e o local da torneira, sem sinais da bacia ou pedestal.
Narrativa
“Este lugar é muito bom de viver e morar… Aqui tudo é bonito. Aqui era a Volta da Lagoa.”
(Dona Lia, 100 anos, moradora de São Gonçalo do Bação).
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
Em total estado de abandono, tem trechos da parede quebrados, não se observa mais a bacia e parte do revestimento. Sugere-se um programa de revitalização dos conjuntos dos chafarizes.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Não consta na lista de Bens tombados e Inventariados da Prefeitura de Itabirito e outros.
Observações
- Não terá placa, pois o mesmo encontra-se atualmente em terreno particular cercado. -Esse conjunto de inventários foi elaborado exclusivamente com o objetivo de registrar os bens culturais indicados pela comunidade de São Gonçalo do Bação para atender ao programa de sinalização, registro digital e valorização dos Circuitos Becos, Chafarizes e Atrativos Históricos; - O conteúdo dos inventários, caso usado em relatórios, outros tipos de inventários e ou publicações deverá ser devidamente citado, seguindo as regras da ABNT; - A autoria das fotos e a origem do acervo iconográfico (seja acervo pessoal ou familiar) deve ser citada.
Bibliografia
DAMASCENO, Thiago Luiz M. “Chafarizes de São Gonçalo do Bação”. Monografia apresentada no Centro de Educação Tecnológica /CET - Itabirito, 2004. |
---|
Responsáveis pelo preenchimento
Alenice Baeta, Cristina Cairo e Hudson Faria