Bar Dô Expedito
O Bar Dô Expedito é um estabelecimento centenário, ponto de encontro da comunidade há gerações. Quem chega pela rua das Pimentas para encontrar o Largo da Matriz divisa as portas do bar e seus frequentadores e visitantes, , antes ainda de ver a Igreja de São Gonçalo do Bação.
Reformado em 2022, o bar foi propriedade de José Anacleto e Maria Aleixa, que o passou para Vitália e seu esposo, João do Munho.
Com a morte de Vitália, Maria das Dores, a famosa Dô, passou a ser responsável pelo bar, até o casamento em 1970, quando o Expedito passou a administrá-lo. É ele quem está atrás do balcão até hoje, todo dia, regularmente, aos 86 anos de idade. Ele conta a ajuda da filha, Daniela Pimenta, o genro e, com menos frequencia, das netas.
Daniela mantém viva a tradição do pastel. No passado, o famoso pastel da Dô fazia com que seus clientes organizassem filas, ainda cedo pela manhã, para experimentarem a iguaria ainda no desjejum. Hoje, o bar oferece outros salgados e ainda o tradicionalíssimo torresmo do Expedito, além de cerveja geladíssima, acompanhada de um atendimento familiar, cheio de carinho.
Narrativa
Avaliação do estado de conservação/data/sugestões
O bar foi reformado recentemente. O antigo balcão continua preservado.
Indicação de registro em outros órgãos patrimoniais e ambientais
Não consta em registros patromoniais na cidade.
Responsáveis pelo preenchimento
Luiz Henrique Santos Cotta